domingo, 6 de setembro de 2009

Das cavernas ao cinema


Quase sempre questões sérias e profundas são evocadas por perguntas simples. Como por exemplo, como pode uma pessoa compreender uma representação bidimensional de um cavalo como este?:

Que papel poderia ter essa capacidade na vida dos seres humanos. A questão da imagem não é uma questão de arte, ou eu deveria dizer que não é apenas arte. Ao afirmar que a questão da imagem é uma questão de arte eu estaria cometendo o mesmo erro de muitos estudiosos antes de mim, eu estaria segmentando o conhecimento humano e estaria segmentando o próprio ser humano. Para solucionar a questão da imagem é preciso como sempre abordar a questão por múltiplos aspectos. Relegar esta questão ao campo da arte ou da estética seria como procurar pela mente usando um bisturi ou um microscópio.

Em nosso mundo atual, a imagem, ou a representação gráfica, tem um papel fundamental e desempenha diversas funções em nossa civilização:

Entretenimento, Informação, Comunicação, e Arte


Tão profunda é essa importância que chega passar despercebido o fato de estarmos cercados por representações gráficas o tempo todo, onde quer que estejamos, do momento de nosso nascimento ao momento em que morremos.

Essa importância nos suscita uma questão prenhe de significado. Como pode uma coisa cujo significado só existe em minha mente se desenvolver num ambiente extremamente exigente de atenção e cuidados? Como algo tão biologicamente inútil pode tomar essas proporções?

Hoje é fácil atribuir importância biológica a representações gráficas, você pode ser facilmente morto por ignorar ou desconhecer um sinal gráfico:


Mas nem sempre foi assim. Houve uma época de nossa história em que imagens tinham absolutamente nenhum significado, visto que elas não existiam. Podemos afirmar que nossa espécie, ou seja, homo sapiens, tem cerca de 150.000 anos de idade e desde então houve muitas poucas alterações em nossos corpos. Porém somente nos últimos 30.000 anos surgiram representações gráficas do que quer que seja. Mas mesmo há 30.000 anos a importância biológica da representação gráfica é nula. No entanto, a despeito de sua aparente inutilidade biológica, de fato elas existem:






Ao descobrir por que há 30.000 anos o homem teve essa explosão de criatividade e de repente começou a desenhar talvez entendamos como as imagens ganharam a importância que têm e que importância de fato elas têm. O primeiro especialista de arte de caverna e o primeiro a propor um significado a essas pinturas foi o sacerdote francês Henri Breuil. Ele propôs que essas figuras representavam caçadas, e aparentemente essa é uma boa explicação, já que os desenhos representam em sua maioria animais como: bisões, renas e cavalos. No entanto, com o passar dos anos essa explicação começou a encontrar obstáculos. O primeiro deles foi o de que se essas pinturas representavam seus sucessos nas caçadas, porque então elas eram feitas nos pontos mais inacessíveis das cavernas? Não deveriam ser feitas onde pudessem ser vistas com facilidade? Mas o argumento esmagador foi uma evidência material. Ao escavar o fundo dessas cavernas percebeu-se que os restos das caçadas não eram dos animais representados nas figuras, esses animais representados não pertenciam a sua dieta habitual. E enfim a idéia da representação de caçadas caiu por terra.

Talvez para encontrar a resposta para essa questão devamos nos adiantar um pouco na história e procurar por pintores de cavernas que não estejam extintos, mas infelizmente isso não é possível. Contudo, na África do sul, nas montanhas Drakensberg foram encontradas pinturas que não datam de milhares de anos, mas sim de menos de 200 anos, feitas por um povo que ainda existe os SAN (bosquímanos). Porém temos um problema: eles não vivem mais nessa região. Eles foram expulsos pelos colonizadores da África e vivem hoje nas planícies do Kalahari na Namíbia, que fica a milhares de quilômetros da montanha mais próxima, onde a coisa mais dura que eles podem encontrar é madeira, então a cultura da pintura morreu junto com os pintores. Felizmente, o colonizador alemão Wilhelm Bleek realizou uma série de entrevistas com os remanescentes do povo que vivia nas montanhas no início do século XX. E o professor da universidade de Witwatersrand, David Lewes Williams, ao analisar as pinturas dos bosquímanos e as anotações de Bleek, formulou a teoria que hoje é amplamente aceita entre os arqueólogos. De que esse desenhos representam contatos com o que os bosquímanos chamam de mundo espiritual. Essa teoria é corroborada não só pelas pinturas em si, que contém detalhes que não poderiam ser explicados de outra forma, mas também por evidências mais que inquestionáveis que dizem respeito a própria arquitetura do cérebro.

Experiências realizadas pelo Dr. Dominic Ffytche em Londres no Instituto de Psiquiatria demonstram a capacidade ou a característica do cérebro, que sob certas circunstâncias cria determinados tipos de estados alterados de consciência e percepção. Alguns estados em particular nos são particularmente interessantes visto que são provocados, por exemplo, por ausência de luz durante um longo período, musica rítmica, luzes intensas na escuridão, canções ou orações repetidas muito rapidamente por logo período de tempo. (Para maiores informações sobre este assunto consulte o artigo história natural das visões neste site).

As imagens, as representações gráficas, em seu início tinham um significado religioso, e assim permaneceu até hoje. Porém, a partir da revolução da imprensa a imagem ganhou uma popularização, para usar o termo da época “vulgarização”. Com tudo, a imagem pode ter exercido uma influência ainda maior em nossa civilização.

O que começou a 30.000 anos, terminou da mesma maneira repentina e inexplicável a 12.000 anos, deixando os arqueólogos intrigados por anos. E a resposta veio da agricultura. Os intrigados cientistas começaram a pesquisar o passado genético da variedades de trigo e descobriram que o trigo que cultivamos vem de uma montanha na Turquia, uma montanha que fica a 32km de uma certa colina. Do mesmo período em que datam as últimas pinturas encontradas, data um estranho monumento, uma série de círculos de pedra como o Stonehenge, só que três vezes mais antigo, no topo de uma colina. Um monumento de tamanha magnitude, onde a própria colina é artificial, que seriam necessários milhares de trabalhadores por um longo período de tempo para erguê-lo. E neste monumento, talvez o mais antigo, está a resposta para o fim das pinturas nas cavernas. Suas pilastras estão cobertas de desenhos e representações do mesmo tipo das que eram encontradas nas cavernas e que só podem ser apreciadas à noite e com a iluminação de uma tocha. Provavelmente o trigo começou a ser cultivado para alimentar milhares de trabalhadores envolvidos na construção monumental, dando início assim ao processo que culminou na civilização que temos hoje.

Algo que aparentemente era simplesmente uma questão de estética ou arte na verdade é algo que faz revelações profundas sobre a constituição e o desenvolvimento do próprio homem, e que só puderam ser esclarecidas quando abordamos a questão a partir de diversos pontos de vista, tais como: arqueologia, biologia, fisiologia, religião, sociologia, agricultura. E não apenas do ponto de vista da arte.

Cássio Silveira Gomides 27/10/2008

referencia:
BBC - How Art Made the World (2005)
BBC - Como A Arte Fez O Mundo (BR)
Programa Dois - O Dia em que as Imagens Nasceram

2 comentários:

  1. Desculpe a demora para revisar. Eu achei o texto muito bom, e preparei um comentário. Fico me lembrando do fato que você disse que eu "não respondi" seu último post. De certa forma, você está demonstrando um argumento e uma visão de mundo que tenta explicar todo fenômeno sobrenatural com base na ciência, assim como Nietzsche tentou usar a ciência para explicar a moral, por exemplo. Para mim, isso demonstra acima de tudo que você está incomodado a teologia, mas tentando achar respostas nas outras ciências.

    Seu argumento é, em outras palavras, que experiências místicas são efeitos da fisiologia do cérebro. Huxley, Hume e outros seguiram esse caminho, tentando reduzir a história das religiões, ou das viões, a um naturalismo. Isso é hoje corroborado por uma série de estudos sobre o cérebro. Mas me espanta que você ache tudo isso inquestionável. Não é preciso muita pesquisa para descobrir as falhas e refutações a essas tendências reducionistas.

    Houve também um interessante argumento sobre a origem da civilização, porém me pareceu um pouco brusco que os homens iniciassem o cultivo de trigo para alimentar uma grande quantidade de pessoas. De onde vieram essas pessoas? O que elas comiam? E por que construir tal monumento?

    Fica claro que alguma coisa aconteceu. E sei também que o mistério sobre o cérebro humano parece substituir o mistério sobre a divindade. Mas ainda são coisas visivelmente diferentes. O cérebro humano pode sim criar coisas incríveis. Mas a intenção de dizer que não há fenômeno "espiritual" que não seja mero produto da mente humana parece ser a de justificar uma visão de mundo.

    ResponderExcluir
  2. Este artigo é sobre imagens sua importancia seu desenvovimento e teorias sobre seu surgimento. a relação com o mistico e com o sobrenatural neste caso é sugerida pelos cientistas que pesquisaram sobre o assunto. conprovar ou descomprovar a existencia ou não de algo sobrenatural não é mimha intenção. minha intenção foi esplicar um fenomeno de forma clara baseado em fatos e em esperimentos cientificos. sem essas duas coisas não ha uma argumentação racional possivel.

    Não estou substiuindo uma explicação "espirtual" por uma esplicação baseado num misterio do cerebro. não estou substiuindo porque o "epiritual" não apreseta esplicação, muito pelo contrario se vangloria do misterio. por seu turno a neurociencia a pscologia embora posam apresentar erros e discrepancias são ciencias e como tal tem como presupostos avaliar e reavaliar suas desobertas buscando um aprimoramento a fim de se aproximar de uma verdade.

    ResponderExcluir